segunda-feira, 20 de abril de 2009

Por que aquilo aconteceu com Joaquim José da Silva Xavier?

Bem, vamos começar assim: aquilo (dito no título) significa morte por enforcamento. Pode-se tentar fechar a discussão dizendo que ele foi um inconfidente, ou seja, faltou com fidelidade ao rei. Porém, não é suficiente. Vamos tentar mais uma explicação: Tiradentes falava abertamente sobre a necessidade de revolução e pregava-a em qualquer lugar, ao contrário dos outros inconfidentes. Mais essa: após vários interrogatórios, nos quais negava sua participação (e dos outros) no movimento, assumiu sozinho a culpa. Finalmente: era o inconfidente de posição social mais baixa e de patente militar inferior. Seria isso tudo ou alguma outra coisa? Além disso, seria a Inconfidência Mineira um movimento tão importante assim, a ponto de um de seus revolucionários tornar-se herói nacional?

6 comentários:

  1. Inconfidência Mineira foi um movimento revolucionário anti-império liderado por personalidades mineiras como Alexandre Pires, Lima Duarte, Skank, Jota Quest, Pato Fu e ainda teve a participação especial de Zacarias - este último esquartejado e posteriormente enforcado.

    Além do feriado, os inconfidentes conquistaram muitos feitos... Hoje, Minas detém o queijo mais gostoso da nação e produz o doce de leite mais cremoso.

    A bandeira atual do estado de Minas Gerais é a mesma utilizada pelos inconfidentes - uma adaptação da bandeira japonesa - a qual mostra todo orgulho daquele povo para com a revolução.

    ResponderExcluir
  2. Cara Digeorgia

    Dá para perceber que o anônimo aí em cima não entende nada de Inconfidência Mineira. Quanto ao seu texto, ele está excelente e se quiser acrescentar mais é só visitar:
    http://www.historiadetudo.com/dia-tiradentes.html
    http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275

    E não deixe de seguir o meu blog, pois irei seguir o seu.

    Um grande abraço,
    Adinalzir Pereira
    www.historiaecia.com
    http://saibahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Falam dos gaúchos, mas os inconfidentes também tinham uma quedinha por uma república independente. Falavam de liberdade, mas não eram a favor da libertação de todos os escravos!

    ResponderExcluir
  4. Tiradentes morreu pq a coroa tinha aumentado os impostos para 20% do ouro extraído. Hoje o nosso próprio governo nos rouba 40% de tudo o que produzimos.
    Ele deve estar se revirando no túmulo...

    Respondendo a pergunta:
    "...seria a Inconfidência Mineira um movimento tão importante assim, a ponto de um de seus revolucionários tornar-se herói nacional?"

    Não sei, mas ao menos eles tentaram! Acho que qq Brasileiro hoje que sobrevive a isto é um herói!

    ResponderExcluir
  5. Contador de histórias23 de abril de 2009 às 18:23

    O mito de Tiradentes vem sendo criado pela propaganda republicana há mais de um século e meio através de monumentos, pinturas, festas cívicas e livros de história. Com a proclamação da República a mitificação de Tiradentes ganhou um novo impulso. Era necessário um herói nacional que garantisse legitimidade a República instituída por um golpe militar à revelia dos interesses da população. A Monarquia gozava da simpatia do povo, mas nunca se importou muito em criar um imaginário político. A República não podia se dar a este luxo, pois tinha que conquistar os corações e as mentes dos brasileiros. Assim, a Inconfidência Mineira transformou-se em mito de fundação da República e Tiradentes tornou-se pai fundador.

    ResponderExcluir
  6. Os inconfidentes eram pessoas bem inteligentes e com uma ideologia igualitária e libertária. Tiradentes e outros inconfidentes sonhavam com a igualdade, só que acho que foram muito ingênuos ao pregarem seu sonho, pois não tinham muita idéia de que o que eles pregavam encomodaria tanto a monarquia.

    Acho que fizeram aquilo com Tiradentes por tudo aquilo que você falou, e mais 3 motivos:
    1) Não conseguiram aliados fortes o suficiente para fazerem manobras políticas.
    2) Não tinham apoio popular, massas de manobra, seguidores fanáticos, nada disso.
    3) Não tinham armas.

    ResponderExcluir