quarta-feira, 29 de abril de 2009

Os Contos de Fadas...

Enquanto crianças, temos contato com inúmeras histórias "infantis" das quais nos lembramos pelo resto de nossas vidas (ou não). Nossa compreensão acerca dessas histórias é bastante intuitiva, mas alguns detalhes podem ser melhor analisados depois que ficamos "velhos" e passamos a enxergar maldade (no bom e no mal sentido) em tudo. Um exemplo: a doce e inocente Chapeuzinho Vermelho. A menina desobedece a uma ordem explícita de sua mãe, que é não falar com estranhos, chegando a revelar ao animal o paradeiro de sua avó. Por que ela faz isso? Algumas versões da história colocam o lobo (mau) como um personagem extremamente simpático e elegante, ou seja, capaz de seduzir uma garotinha (talvez até garotonas). Em algumas versões nem existe um lenhador (ou caçador), e ambas, neta e filha, são simplesmente devoradas.

Se você fosse criar uma nova versão de Chapeuzinho Vermelho, o que escreveria de diferente da atual história?

3 comentários:

  1. Oi, Da Silva
    Eu me lembro que a versão original do Chapeuzinho Vermelho de quando eu era criança, tentava passar uma mensagem que continua até os dias atuais: a de que os filhos não devem nunca desobedecer a orientação dos pais, já que o mundo está cheio de perigos. Na história, talvez ela tenha desobedecido por pura inocência, o que é muito comum nas crianças. Hoje, se eu fosse criar uma nova versão do Chapeuzinho Vermelho tentaria passar uma mensagem de paz, compreensão e respeito para com todos. Já que infelizmente, de lá para cá, com relação aos medos, muito pouca coisa mudou. E infelizmente, é disso que o nosso mundo ainda precisa. Êpa, eu acho que falei já demais!!
    Um abração,
    Adinalzir Pereira

    Não deixe de visitar e comentar:
    www.historiaecia.com
    http://malta336.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah... Já ia me esquecendo. Valeu pela sua mensagem no meu post sobre o dia do Trabalho!
    Um bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Certa vez ouvi uns fanáticos por Star Wars dizendo que George Lucas fez um "manual de como escrever filmes hollywoodianos" no primeiro (lançado) Star Wars. Acho que Chapeuzinho Vermelho, reescrita com o lenhador salvando a pobre moça no final, vai de encontro com a estética hollywoodiana. O clímax é da história é no momento triste da história: quando a heroína passa dessa para uma melhor. E logo depois o bem triunfa: chapeuzinho é salva por um homem bom. E, final feliz...

    Respondendo a pergunta, se eu fosse reescrever a história, colocaria o lenhador a abrir o lobo com uma motossera.

    ResponderExcluir