sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Portugal deve indenização ao Brasil !!!

Resumindo porcamente: a chegada dos portugueses ao território que hoje chamamos de Brasil é o início de séculos de exploração de uma terra já anteriormente habitada. A primeira fase de exploração é a do pau-brasil, produto de grande valor no mercado europeu, pois era utilizado para construir móveis e embarcações, e para o tingimento de tecidos. Depois veio o cultivo da cana-de-açúcar, outro produto de grande aceitação na Europa. Por fim, o ouro. Esses fatos (sem contar as atrocidades contra nativos e africanos feitos escravos) já são suficientes para que a Coroa acumulasse um dívida com a colônia. O problema é que não se usa o termo dívida quando se trata da relação colonizador-colonizado. Colônia é colônia, está aí para ser explorada, certo? Errado!! Portugal deve ao Brasil, e digo mais: nunca é tarde para se pagar.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A mim não me roubaram nada,... até pq eu e meus familiares chegamos aqui BEEEEM depois! ;)

    E de todo os bens que adquirimos, quem mais tem nos roubado é o nosso estado atual :P

    ResponderExcluir
  3. Mas nao existe meio de obter tal indenizacao diplomaticamente. O governo portugues nao vai concordar. A populacao portuguesa nao vai apoiar. O grupo de paises desenvolvidos nao vai concordar. A ONU menos ainda.

    Enfim, nao ha forma de "pedir" para um pais pagar tal divida senao atraves de uma ofensiva militar. hmm... se conseguirmos convencer alguns paises de que tem terroristas por la ;-)...

    ResponderExcluir